ATIVIDADE
O professor poderá pedir para que os alunos, em grupos de quatro integrantes, pensem em alguma situação que o aborto esteja presente – uma história real, um filme, livro, novela ou música, e peça para que eles descrevam, em poucas palavras, a situação em uma folha de papel, apontando os motivos que eles imaginam que o aborto tenha sido cogitado ou realizado e apresentar à sala.
Observamos que, os alunos poderão criar histórias que narrem tal acontecimento – aborto na adolescência. Feito isto, os alunos serão convidados a apresentar a referida situação e os motivos desta à sala.
O professor deverá estimular a discussão, pedindo para que os alunos comentem sobre os principais riscos que uma mulher corre durante o processo de aborto, sobre a legalidade desta prática, e para que se posicionem quanto ao caso, concordando ou discordando com o desfecho de cada história.
Observamos que, esta atividade, além de favorecer a reflexão dos alunos sobre a temática do aborto na adolescência, propicia a prática e o desenvolvimento da expressão oral, da capacidade de argumentação e do senso crítico dos alunos em uma situação problema.